Método Montessori

A escola é o primeiro ambiente social vivido pelas crianças além das relações familiares, é onde elas “treinam” as primeiras habilidades de relacionar-se no coletivo. Além disso, a metodologia Montessori adotada pela escola, respeita a criança na sua individualidade permitindo, através do uso do material montessoriano, que ela seja ativa na construção da sua aprendizagem.

Quem foi Maria Montessori?

Maria Montessori foi a primeira mulher a formar-se em medicina na Itália. Através de seus estudos desenvolveu um método de trabalho com base nas observações que realizou acerca da criança e das suas necessidades de aprender através do fazer. Estudou pedagogia e criou a primeira CASA DEI BAMBINI em 1907. O método Montessori atualmente é reconhecido e aplicado no mundo inteiro. A metodologia Montessoriana oportuniza às crianças ferramentas pedagógicas para o seu desenvolvimento pleno e natural, despertando o mais alto nível das suas potencialidades.
método montessori farroupilha dei bambini elementare

Montessoriana

Ambiente preparado
Adulto preparado
Autoeducação
Educação como Ciência
Criança equilibrada
Educação cósmica

A proposta do método por Maria Montessori foi a criação de uma nova ciência da educação.

Hoje, as ciências cognitivas e as neurociências dão suporte a cada uma de suas descobertas, comprovando ano após ano a precisão de seus insights, observações e a eficácia da abordagem pedagógica que Maria Montessori desenvolveu.

Um legado que é seguido com muito orgulho por nossa escola, como diz a nossa diretora Cláudia Maggioni em entrevista com o Blog da SMIRNA Montessori:
“A humanidade será muito melhor se prepararmos as crianças para serem adultos confiantes, respeitosos, criativos e independentes.”

ASSINE NOSSA